PRINCÍPIOS DE SAÚDE - “COMPRADOS POR ALTO PREÇO”

Mordomia Cristã 2023  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

Glorificar a Deus cuidando da nossa saúde.

Notes
Transcript
“COMPRADOS POR ALTO PREÇO”
Glorificar a Deus cuidando da nossa saúde.
TEXTO BÍBLICO: 1 Coríntios 3:16 e 17; 6.19 e 20; 10.31; 2 Coríntios 6:16-18 e 1 Pedro 1.18 e 19.
INTRODUÇÃO
No início de minha carreira de médico, fiz um parto cesáreo no hospital local. Uma saudável menina acabara de nascer! Terminado o parto, voltei para meu consultório para atender os pacientes. De repente, o telefone tocou, e a voz do outro lado interrompeu minha tranquilidade. “A paciente está sangrando”, disse a enfermeira. “Venha imediatamente.”
Diferentes cenários de casos e de possíveis causas passavam por minha mente quase tão rapidamente quanto a velocidade com que eu estava dirigindo meu carro de volta para o hospital. A sede da missão estava situada em uma área rural, e ali não havia banco de sangue. O que fazer?
Ao entrar no hospital, lembrei-me de que meu tipo de sangue era o mesmo daquela paciente em estado grave. Apesar da relutância do pessoal médico, pedi que uma enfermeira tirasse um pouco menos de meio litro do meu sangue, que foi imediatamente infundido naquele corpo pálido e em choque. O sangramento cedeu, e logo a paciente se recuperou. Na verdade, alguns dias depois ela estava de volta ao consultório, saudável e corada, com seu lindo bebê nos braços e uma gratidão infinita por meu presente de sangue.
A situação me proporcionou a oportunidade de compartilhar a maravilhosa história de nosso Salvador, que deu Seu sangue para salvar todos nós! Enquanto eu olhava para aqueles grandes olhos castanhos brilhando com lágrimas de gratidão, mais claramente do que nunca entendi que somos duas vezes possessão de Cristo: primeiro, pela criação e, segundo, pela redenção, por meio de Seu sangue.
É isso que o apostolo Paulo escreveu em 1 CORÍNTIOS 6.19 E 20, VAMOS LER. Sim, Paulo nos exorta a fazer tudo para a glória de Deus. VEJA OUTRO TEXTO 1 CORÍNTIOS 10:31. Mas não é apenas com o que comemos ou bebemos que devemos glorificar a Deus. Em pelo menos três ocasiões, Paulo fala sobre o corpo humano como o templo de Deus e que Seu Espírito habita nesse templo VAMOS LER (1Co 3:16 e 17; 2Co 6:16-18). Todos os nossos comportamentos e atitudes, incluindo nossos hábitos de saúde, devem render homenagem a Deus, pois fomos comprados por alto preço – Seu sangue.
I – PRINCÍPIOS DE SAÚDE
Desde a Criação, Deus tem demonstrado interesse pela saúde de Seu povo. Ele criou um ambiente magnífico para garantir o bem-estar de Suas criaturas e forneceu uma dieta nutritiva, ar fresco, água pura e oportunidades para exercícios enquanto nossos pais cuidavam do jardim. Ele também cuidava da saúde espiritual de Adão e Eva ao caminhar e conversar com eles no frescor da noite.
Desde o início, espiritualidade e saúde estão interligadas. A Terra saiu das mãos do Criador pronta para ser o lar das criaturas planejadas por Ele. Mesmo depois da queda, do dilúvio e do cativeiro, Deus demonstrou que Se preocupava com Seu povo ao dar-lhes diretrizes específicas com relação à saúde.
De fato, já no início do Antigo Testamento, Deus achou por bem dar instruções ao Seu povo sobre uma vida saudável, incluindo dieta, higiene e comportamento sexual. Essas instruções deviam ser preventivas e distintas, e protegiam o povo de muitas das doenças que assolavam os egípcios.
Enquanto Jesus esteve na Terra, Ele curou doenças físicas e mentais, ligando o perdão dos pecados com o bem-estar e a vida abundante, com ênfase clara na saúde emocional, bem como na saúde mental.
Deus também deu instruções ampliadas por meio dos conselhos de Ellen G. White. Ao longo de sua vida, ela foi o canal de informação que moldou a filosofia de saúde e a espiritualidade da Igreja Adventista.
Ensinando os princípios de saúde, mantende diante do povo o grande objetivo da reforma – que seu desígnio é assegurar o mais alto desenvolvimento do corpo, da mente e da alma. Mostrai que as leis da natureza, sendo as Leis de Deus, são designadas para nosso bem; que a obediência às mesmas promove a felicidade nesta vida, e contribui no preparo para a vida por vir.1
Nosso primeiro dever para com Deus e os nossos semelhantes é o do desenvolvimento próprio. Cada faculdade com a qual o Criador nos dotou deve ser cultivada no mais alto grau de perfeição, a fim de que sejamos capazes de realizar a maior soma de bem que nos seja possível. Por isso que, o tempo dispendido no estabelecimento e preservação da saúde é um tempo bem aproveitado.2
II – MORDOMIA E SAÚDE
A visão dada em junho de 1863 a Ellen G. White revelou que é um dever espiritual cuidar do templo do corpo, confirmando a integração holística de corpo, mente e espírito.
Descanso, luz solar, alimentação equilibrada, confiança em Deus, exercícios, temperança, beber água e respirar ar puro são elementos que mantêm a integridade equilibrada. O propósito principal de cuidar de nossa saúde é nos capacitarmos para servir a Deus e ao próximo. Como resultado, teremos uma saúde melhor. No entanto, somos salvos para servir.
A questão é clara: a mordomia inclui cuidar de nossa saúde! É fascinante notar que, com sua visão profética, Ellen G. White falou sobre muitos assuntos, os quais a ciência médica agora demonstra serem corretos. A revista Time, em sua edição de 28 de outubro de 1966,3 relatou os resultados positivos do primeiro Adventist Health Study (Estudo Sobre a Saúde dos Adventistas, em tradução livre), descrevendo os resultados como a “Vantagem dos Adventistas”. Essa vantagem incluía uma redução na incidência da maioria dos cânceres e da cirrose hepática. Estudos subsequentes mostraram um aumento significativo na longevidade daqueles que vivem o estilo de vida adventista. Os resultados dos estudos de acompanhamento e análises estatísticas têm sido tão convincentes que o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos destinou quase U$20 milhões para a realização do Adventist Health Study-2.
Resumindo, a literatura científica está repleta dos benefícios que advêm de um estilo de vida saudável baseado nas leis da natureza – o estilo de vida que Ellen G. White promoveu com tanto entusiasmo.4
Incluídos nessas leis da natureza estão não apenas a dieta, mas também os exercícios e o descanso, que ela promoveu como parte de nossa mordomia da saúde. Por exemplo, comprovou-se que os exercícios reduzem a pressão alta e ajudam a prevenir a doença arterial coronariana, o derrame, o diabetes tipo 2 e a osteoporose. Mesmo os exercícios moderados (não precisamos correr maratonas) podem controlar o nível de gordura no sangue, retardar o início da doença de Alzheimer, além de ajudar a diminuir a recorrência de alguns tipos de câncer e a aliviar a depressão.
Tão importante quanto o exercício é o descanso. Como estamos no que diz respeito ao descanso? Estamos separando um tempo para nos recuperarmos de nossas atividades? Se vivêssemos com mais consciência sobre a administração da saúde, seríamos ferramentas mais eficazes nas mãos do Mestre. A Mensagem de Eugene Petersen resume muito bem essa questão: “Exercitar-se numa academia é útil, mas a vida disciplinada em Deus é mais proveitosa e deixa você em forma hoje e para sempre” (1Tm 4: 8, Bíblia A Mensagem).
III – EMPREGADAS DOMÉSTICAS
Max Lucado usa uma ilustração impressionante em seu livro Isto Não é Para Mim5. Ele descreve dois cenários dignos de um pesadelo nos quais empregadas domésticas cuidam de sua casa enquanto você está ausente. No primeiro cenário, a empregada muda a decoração da casa de forma totalmente diferente de seu gosto, argumentando que a casa precisa expressar com precisão a personalidade da empregada. Sua resposta imediata é: “A casa não é sua, senhorita!” Na segunda situação, o problema não é a decoração da casa, mas a negligência. Nenhum prato é lavado, nenhum lixo é removido, e as camas nunca são arrumadas. Motivo: o acordo era temporário.
As duas empregadas cometeram o mesmo erro: agiram como se a casa fosse delas e fizeram tudo do jeito que quiseram fazer ou deixar de fazer. Como puderam agir assim? E nós, que fomos comprados por alto preço, como podemos com tanta frequência agir como se pertencêssemos somente a nós mesmos? Deus é quem possui o templo de nossos corpos. Assim, nós, como mordomos, devemos ser fiéis e cuidadosos com aquilo que nos foi dado como um presente.
VAMOS LER o que o apostolo Pedro diz na sua primeira epístola capítulo 1 versos 18 e 19.
Sim, você foi comprado por alto preço. Não com prata nem com ouro, mas com o sangue de Cristo. É hora de vivermos à altura disso. E sermos bons mordomos de nossa saúde é uma maneira poderosa de fazer exatamente isso.
CONCLUSÃO
Amados irmãos o pensamento de que Deus nos comprou por um preço muito alto precisa afeta a maneira como tratamos nosso corpo em nosso dia a dia. Os escritos inspirados da profetiza Ellen White para saúde e nutrição já são confirmados pela ciência moderna a bastante tempo. Você precisa ter força de vontade e se não tiver força busque-a de Deus, mas é necessário disciplinar a vida cristã e assim implantar hábitos saudáveis.
APELO
Decida hoje estabelecer um novo hábito saudável, para melhor servir ao Senhor com minha mente.
BIBLIOGRAFIA:
PETER N. LANDLESS, M.B.,B.Ch., M.Fam.Med., MFGP(SA),FCP(SA), FACC, FASNC, é diretor do Departamento de Saúde da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.
1. Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver (Tatuí, SP, Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 50.
2. Ellen G. White, Conselhos sobre Saúde (Tatuí, SP, Casa Publicadora Brasileira, 2017), p. 107.
3. Revista Time, “Adventists’Advantage”, 28 de outubro de 1966.
4. Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver (Tatuí, SP, Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 50.
5. Max Lucado, It’s Not About Me (Nashville, Tenn.: Thomas Nelson, 2004). / 6. Isto não é para Mim (Rio de Janeiro, RJ, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2005.
Related Media
See more
Related Sermons
See more